O uso das tecnologias nas organizações

As tecnologias vêm possibilitando cada vez mais a substituição de esforço físico dos profissionais, por tarefas menos exaustivas. Esses avanços tiveram início com a Revolução Industrial, que foi muito importante para o desenvolvimento do capitalismo e também, para o processo de globalização, promoveu mais facilidade nas trocas de informações.

E na administração não seria diferente. O uso da tecnologia na área teve sua origem na cibernética, marcando o início da era eletrônica nas organizações. Até então, o aparato tecnológico se resumia em máquinas elétricas ou manuais sempre associadas aos conceitos de automação.

Com a medida que cresce a sofisticação tecnológica, aumenta a prioridade para capacitação dos profissionais dentre de uma empresa. A informatização é um diferencial competitivo para as organizações, porém, não é garantia de sucesso, exigindo um trabalho constante de planejamento e utilização adequada.

Um grande exemplo do uso da tecnologia para obter bons resultados é o do Administrador Avaldir Oliveira, presidente da maior organização de tecnologia do Brasil, a CTIS Tecnologia S.A. Ele concedeu uma entrevista ao CRA-DF. Confira:

CRA-DF: Hoje em dia é praticamente impossível viver sem internet e muitas empresas ao perceberem essa demanda já começaram a adotar em sua logística computadores, websites, além de aumentar o vínculo com os consumidores através das Redes Sociais. Portanto, qual a importância da internet nos negócios?

AVALDIR OLIVEIRA: Com o advento da internet a nossa vida mudou completamente. Por exemplo, se a internet fica fora do ar por 10 minutos em alguma de nossas lojas, a empresa fica totalmente parada. Eu diria que a nossa empresa tem 10 mil colaboradores e 8 mil deles dependem da tecnologia. Além da empresa possuir vendas online, que representam quase 10% das vendas. Temos o site e alimentamos as redes sociais, tais como twitter e facebook com promoções, lançamentos e dicas. Sem dúvida alguma, a internet cresce cada dia mais, o comércio eletrônico também e nós não podemos perder esse lado.

CRA-DF: Vimos que a tecnologia nos garante inúmeras facilidades, porém o uso deve ser controlado para que a internet seja um aliado da organização e não um problema. A administração é o segredo do sucesso?

AVALDIR OLIVEIRA: Eu acredito que sim, e não digo isso por ser administrador. Eu realmente acho que a administração é fundamental. A administração se aproxima da governança corporativa, portanto é importante que se tenha um excelente planejamento e que a empresa trabalhe com um sistema de gestão integrada. Isso é muito importante, nenhuma instituição vai crescer se não tiver uma integração. O próprio governo modernizou muito, com o SPED FISCAL, SPED CONTÁBIL que controlam as empresas. Não há como uma empresa conseguir o sucesso sem utilizar-se das novas tecnologias, usar o conhecimento e a administração de forma racional.

CRA-DF: Avaldir, pode deixar um recado para os administradores?

AVALDIR OLIVEIRA: Aquilo que você escolher para a sua vida, seja trabalhar em uma empresa ou ser um empreendedor é importante que você o realize com amor e com carinho. Esse é o nosso slogan “Fazer tecnologia com paixão”. Eu sempre digo que as pessoas com sucesso não são aquelas que fazem o que gostam e sim as que gostam do que fazem, ou seja, você precisa gostar do que faz, independente do departamento que você estiver o importante é se empenhar e a admirar a sua função. Além de trabalhar é claro, pois desconheço algum empresário que trabalhe menos de 10h por dia. O êxito vem de muito comprometimento!

Fonte: Revista Administração Capital

 A Romanhol Business Consulting tem mais de 15 anos de experiência e atuação no mercado. Nossa missão é criar soluções e apoiar nossos clientes na escolha e implementação da estratégia, prestando serviços  profissionais com excelência e sendo reconhecidos pela capacidade de gerar lucro. Para mais informações e contato clique AQUI!

O que achou? Deixe um comentário.

Categorias: Tecnologia da Informação

Tags: , , , , ,