O que você precisa saber antes de abrir a sua primeira empresa

O que você precisa saber antes de abrir a sua primeira empresa

Cada história de sucesso tem uma série de situações de crise que tiveram que ser solucionadas. Mais do que qualquer outra coisa, o mundo empresarial e dos negócios é feito de erros e acertos e cada percalço transposto é uma vitória e mais um tijolinho na construção dessa escalada rumo às conquistas.

Mas mesmo os erros fazendo parte da trajetória de qualquer case bem sucedido, certamente grandes empreendedores prefeririam não ter passado por alguns problemas, muitos gerados por erros cometidos por eles próprios, que poderiam ter colocado tudo a perder. Aqui vale a história de aprender com os equívocos e tentar evitá-los para que o caminho seja mais tranquilo.

Se você é um empreendedor em potencial e tem a perspectiva de abrir empresa, montar seu próprio negócio, ou se já até deu início à vida empresarial, ainda encontra-se na informalidade, mas tem o desejo de dar um passo maior, ou mesmo de migrar sua empresa, vale ficar de olhos nestas dicas, que podem resumir o que grandes homens de negócios gostariam de ter tido conhecimento antes de abrirem suas empresas.

Aprenda com os erros dos outros

Espelhe-se sempre no exemplo de quem já fez. Use esse benefício de observar o que deu certo e o que deu errado em experiências anteriores de outras pessoas e procure aprender com esses equívocos, não repetindo na sua trajetória, o que, sem dúvida, vai fazer com que você economize tempo e dinheiro ao abrir empresa, itens que são sempre preciosos no dia-a-dia da vida empresarial.

Saiba quem é seu cliente

Conhecer seu produto e dominar o serviço que você vai oferecer é essencial, mas muitos empreendedores ficam focados somente nesta questão e se esquecem de ficar atentos a outro aspecto tão essencial quanto: conhecer bem o seu cliente. De que adianta possuir um produto aparentemente revolucionário ou um serviço único e exclusivo se ele não tem mercado? Se você não tem conhecimento, de fato, dos anseios dos clientes em potencial? Portanto, é importante fazer uma rica pesquisa e conhecer o mercado em questão antes de investir tempo e dinheiro em um produto.

Ajuda especializada é necessária

É impossível um negócio dar certo contando apenas com seus esforços próprios. O nascer de uma empresa pede que o empreendedor esteja protegido em todas as frentes que possam gerar dúvidas e problemas. É necessária a contratação de um serviço especializado de contabilidade para abrir empresa, assim como é importante estar protegido juridicamente, entre outros aspectos que se apresentam no decorrer da vida do empreendedor.

Tenha uma visão global do mercado

Esteja sempre antenado no seu segmento. Isso é de suma importância para o sucesso de sua empresa, já que você não pode ficar alheio às novas tendências que se apresentam e ficar sempre atualizado, percebendo também as novas oportunidades que pode se abrir no setor. A partir desse conhecimento prévio é possível programar melhor também o quanto se deve investir mais em uma área ou em outra dentro do negócio ou até mesmo para abrir empresa.

O sucesso vem com o tempo

A tecnologia vem facilitando a vida do homem a cada dia. As coisas evoluem em um ritmo frenético e assustador. Tudo ficou mais rápido e fácil, mas é importante entender que não há atalhos para o sucesso na vida empresarial. Tudo é conquistado dia a dia, passo a passo. É importante ser perseverante e entender que, muitas vezes, o acerto não vem de cara. Uma empresa leva tempo para ser consolidada, e isso só vem com muito trabalho, dedicação e comprometimento por parte do empreendedor e de todos da equipe.

* Artigo por Conube. Sistema de contabilidade online, postado primeiro em Startupi.

O que achou? Deixe um comentário.

Categorias: Comportamento, Empreendedorismo

Tags: , , , , , ,