7 dicas para fazer com que o atendimento fidelize os clientes

A fidelização de clientes passou a ser fundamental para a continuidade saudável de um negócio. E ela acontece a partir de um atendimento de excelência. Essas 7 dicas para fazer com que o atendimento fideliza os clientes, será essencial para seu negócio.

Atualmente, os consumidores vão às compras e esperam um atendimento de qualidade para que haja bons negócios. Apenas com nossas experiências pessoais, já se pode notar a enorme defasagem existente na área de atendimento.

Dentre os principais erros que observamos está a má vontade no atender, confusão em relação aos pedidos, erros nos valores e falta de informações sobre os produtos, todos esses detalhes podem em maior ou menor grau prejudicar a sua empresa.

Toda organização necessita de um cuidado especial no atendimento ao público, sendo fundamental que a área de recursos humanos se atentem a esta questão, levando aos seus profissionais qualificação para o atendimento.

Destacamos então 7 pontos fundamentais:

  1. Cuidados na comunicação verbal – Essa precisa ser persuasiva e objetiva, tem que se preocupar com uma boa dicção para cativar o ouvinte.
  2. Cuidado com comunicação escrita – Muitas pessoas pensam apenas na fala, mas conteúdos escritos e principalmente e-mails e mensagens eletrônicas se tornam cada vez mais sinônimos de negócios. Infelizmente, há quem trate essa comunicação com negligência. Um único cuidado poderia evitar a maioria dos problemas: ler o que acabou de escrever.
  3. Conheça o que vende – Para uma boa venda é fundamental conhecer o assunto com a maior profundidade que puder, esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o diálogo com o cliente.
  4. A prática leva a perfeição – Não deve haver timidez e a prática deve ser constante. Todas as oportunidades para se falar diante das pessoas deve ser aproveitadas.
  5. Acredite em você – É fundamental identificar seus pontos positivos e ter confiança, mostrando-se pró-ativo em relação à venda.
  6. Otimizando o tempo que estiver com o cliente – Se o atendimento ao cliente for presencial, esse deve ser otimizado, buscando perceber as características do cliente e adequando seu trabalho. Lembrando que deve buscar identificar a disponibilidade de tempo e que tipo de relação eles gostam, se mais intimista e outras que preferem um distanciamento maior, dentre outras coisas.
  7. Faça um planejamento básico de atendimento – Em caso de dificuldades e desconfortos, o profissional se sentirá melhor com um roteiro das informações que irá expor, o importante é falar um pouco mais devagar para não deixar que seu desconforto seja percebido.

Esse artigo foi escrito por Ricardo M. Barbosa e saiu primeiro na Venda Mais.

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